MACEIÓ
PARAÍSO DAS ÁGUAS

Considerada uma das mais badaladas cidades turísticas do País, Maceió, capital do Estado de Alagoas, está na preferência de turistas brasileiros e estrangeiros, que ficam extasiados com a beleza dessa cidade vocacionada para o turismo.


O que mais chama à atenção de quem chega a Maceió, hoje com uma população perto dos 800 mil habitantes, são as suas praias - cuja cor do mar varia, ora é verde, ora azul - e o sol, companheiro inseparável quase o ano inteiro, o que faz com que as águas permaneçam sempre mornas. Maceió possui uma infra-estrutura turística invejável: hotéis, de uma a cinco estrelas, pousadas e albergues, grande parte na orla marítima, afora restaurantes e bares (a maioria com música ao vivo), estrategicamente instalados na Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Stella Maris., a capital de Alagoas, é uma cidade moderna, cheia de edifícios em construção, notadamente nos bairros da orla marítima, - ponto de encontro de maceioenses e turistas.


 


Considerada um dos maiores pólos turísticos brasileiros, recebendo turistas de vários países da América do Sul(a maioria da Argentina) e da Europa, a capital alagoana tem nas praias o seu principal atrativo natural,
e com uma vantagem: são totalmente urbanizadas, próximas do centro comercial, e dotadas de infra-estrutura, em se tratando de restaurantes e bares, que servem comidas deliciosas à base de frutos do mar, a cidade conta também com boates , casa de shows, cinemas , teatros, etc, que apresentam atrações nacionais e locais.



Praia de Ponta Verde, cartão potal da cidade.

 

ROTEIRO TURÍSTICO

Cantada em verso e prosa, a praia da Pajuçara é o cartão-de-visitas de Maceió. Lá estão os "Sete Coqueiros", símbolo da cidade, e uma piscina natural, a 2 quilômetros da costa, formada por arrecifes, quando a maré baixa. Para chegar lá é fácil, basta procurar o box dos jangadeiros, próximo ao Sebrae da orla. O passeio é imperdível. À medida que a pequena embarcação, com velas coloridas, desliza sobre as águas mornas da Pajuçara, vislumbra-se um bonito panorama da cidade.


Ponto de partida para o passeio na piscina natural.

Na piscina, as pessoas desfrutam de momentos inesquecíveis: batem-papo com amigos, brincam, bebem , cerveja, cachaça, sucos e coquetéis de frutas, e degustam peixes, camarões, agulhas fritas e outros petiscos. Vale ressaltar que, objetivando proteger e preservar os corais e evitar depredações aos ecossistemas do local, uma comissão formada pelo (IMA) Instituto de Meio Ambiente, (SPU) Secretaria do Patrimônio da União, Capitania dos Portos, Federação dos Pescadores, Federação de Vela e Motor entre outras entidades, formalizou um documento disciplinando quantidade de angadas na piscina, orientando para o acondicionamento correto do lixo e proibindo a retirada de qualquer biodiversidade marinha, como também a delimitação para ancoragem de jangadas e lanchas.


Praia da Sereia, litoral norte de Maceió.

Partindo da Pajuçara, em sentido norte, está localizada a vizinha Ponta Verde, o point de maceioenses e turistas, onde o que não falta é gente bonita. O ponto de maior concentração é em frente aos hotéis Ponta Verde e Maceió Mar, ideal para paquerar. Nos barzinhos da orla, alguns com música ao vivo, o movimento é intenso, notadamente nos fins de semana. Seguindo na mesma direção, está a praia de Jatiúca, também bastante freqüentada, onde se localiza o Hotel Jatiúca, um dos mais bonitos de Maceió, edificado entre a lagoa da Anta e o mar. Seguindo em frente, vem a praia de Cruz das Almas, onde está localizado o Matsubara Hotel, o primeiro cinco estrelas de Alagoas. Depois, vem Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Mirante da Sereia, essa última bastante procurada pelos turistas.